Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

B. Szaniecki, B. Serpa, F. Secioso, L. Ventura, M. Costard, P. Biz, T. Tibola

B. Szaniecki, B. Serpa, F. Secioso, L. Ventura, M. Costard, P. Biz, T. Tibola

Full Papers

Somos um grupo de pesquisadores do Laboratório de Design e Antropologia (LaDA), vinculado à Escola Superior de Desenho Industrial da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (ESDI/UERJ). O LaDA investiga modos alternativos para a prática de projeto em design, enfatizando as questões sociais, públicas e políticas. Com foco nas abordagens “participativas” e “colaborativas”, entende design como ciência social, investindo no diálogo com as demais ciências sociais, principalmente com a antropologia, apoiando-se nos campos de Design Anthropology e Codesign.

No cruzamento entre diferentes pesquisas, nos reunimos enquanto pesquisadores com o interesse comum de explorar a potencialidade do design em produzir novas narrativas e territorialidades no tecido urbano. Experimentamos modos de fazer coletivos que buscam agregar pessoas em torno de questões e promover diálogo entre ideias e interesses diversos ou mesmo controversos. Dessa forma, tentamos produzir processos mais democráticos que coloquem em evidência as singularidades, formando um  emaranhado complexo com multiplicidades de saberes que compõem um campo de disputas.

As pesquisas dos autores deste artigo se situam no território do Rio de Janeiro, Brasil, a saber:
– Barbara Szaniecki, professora da ESDI e coordenadora do LADA, tem pesquisa voltada para as “Práticas Criativas Colaborativas: Desafios para o Design e para a Cidade na Perspectiva do Comum”.
– Bibiana Serpa, doutoranda, estuda processos de politização em articulação com design.
– Liana Ventura é mestre com a dissertação intitulada “Design, democracia e cidadania: a experiência do Círculo de Cidadania do Bairro de Fátima e Vizinhanças no Rio de Janeiro”.
– Flávia Secioso concluiu o mestrado com a dissertação “Espaços culturais e design: tecendo relações com o território por meio de processos participativos”.
– Mariana Costard está no doutorado com foco no design como modo de investigação coletiva no território urbano e seu potencial pedagógico e político.
– Pedro Biz, doutorando, pesquisa práticas participativas e agroecológicas para a gestão comunitária de resíduos orgânicos em favelas do Rio de Janeiro.
– Talita Tibola está no pós doutorado com pesquisa voltada para os “dispositivos de conversação” como ferramentas de pesquisa e intervenção no encontro entre design e psicologia.
http://ladaesdi.com.br/